27.1.12

dia das vítimas de Auschwitz






Auschwitz, I told her, appears to me in the image of a father; yes, the two terms, Auschwitz, and father, resonate the same echoes in me, and if the observation is that God is an exalted father, then God, too is revealed to me in the image of Auschwitz. (Imre Kertész)


E porque hoje se celebra o dia das vítimas de Auschwitz, vale a pena pensar um pouco naquilo que aconteceu há uns anos. Indagarmo-nos acerca do sofrimento e do desespero que um infindável número de pessoas sofreram. Vale a pena sentir que fomos bafejados pela sorte de não vivermos nesta época e de não estarmos subordinados a um louco!

Vale a pena lermos uma série de livros e vermos uma série de filmes e de documentários, mas jamais sentiremos aquelas sensações atrozes [digo eu], jamais conseguiremos perceber a revolta, a indignação e a impotência humanas.

Já li e vi algumas coisas a este respeito. Este foi um dos melhores!


2 comentários:

Rute Amaral disse...

lembro-me tão bem de ter visto esse filme do rapaz. o retrato das vítimas dos campos de concentração..
sigo-te! o meu é este caso queiras seguir também: http://goldendays2.blogspot.com/

Ana disse...

Tanto o livro como o filme são de arrepiar. Nunca me hei-de esquecer da expressão sofrida na cara do miúdo judeu que parecia tão real.