16.2.12

a propósito de acordo ortográfico

Recebi esta manhã um email acerca do novo acordo ortográfico e eis que alguém escreveu qualquer coisa de fabulosamente interessante:


Vasco Graça Moura


Não consigo compreender a ideia de perda de identidade nacional, de descaracterização de uma identidade. É certo que houve em tempo actualizações naquilo que era a nossa forma de escrever, que nos fomos adaptando a novas palavras que se transformaram de um momento para o outro e que certamente também incomodaram os nossos antepassados. Mas por ora parece-me que estamos meramente a sujeitar-nos àquilo que os nossos [sidos] colonos preconizam como deles! Será que não temos um pingo de dignidade? De valor acrescentado ao que fizémos? Ao que conquistámos? Ao que somos?
Tenho-me recusado em aderir a esta mudança! É-me tão difícil aceitar que perco um pouco da minha identidade, apenas porque sim! Mesmo.

Sem comentários: