2.5.12

curd de limão


Hoje foi dia de ir à creche levar o L. e com ele e os amiguinhos desenvolver uma actividade.
No final da semana passada a educadora combinou comigo que faríamos uma actividade com os pequenitos que tivesse a ver com as profissões ou com algo que fizesse parte dos passatempos ou gostos do adulto. Atendendo a que a minha actividade profissional seria de difícil compreensão para crianças com 1 ano e pouco, resolvemos optar por uma actividade de culinária. Decidimos fazer um doce de limão.








Depois da receita partilhada, os ingredientes todos a postos, as crianças com os seus bibes azuis às riscas brancas sentadas nas suas cadeiras no refeitório, lá se deu início à actividade.
Começou-se por explorar os diferentes ingredientes (excluindo a manteiga): os limões, os ovos e o açúcar. Depois iniciaram-se as medidas, a prova do limão [lindo! é inevitável, os miúdos provam o limão, fazem cara feia, mas voltam a comer e a fazer cara feia!], do açúcar, o bater dos ovos, o raspar do limão. Até que tudo foi para o lume e as crianças retomaram as suas rotinas diárias de mudas de fralda para se seguir o almoço.
Um bom início de manhã.
Foi giro assistir à dinâmica dos meninos tão pequeninos e muito bem comportados, sempre atentos e cheios de vontade de interagir com o adulto nas diferentes tarefas. Mais ainda porque o pequeno L. [que ao que parece é o mais obediente e o mais atento e mais sossegado do grupo] hoje não parou. Andou sempre de um lado para o outro a explorar a sala, como se nunca lá tivesse estado, a querer interagir comigo e sempre a dizer mamã, mamã!, a querer mais colo do que é habitual e a não querer deixar-me sair quando chegou a hora!
Agora estou curiosa com o resultado final. Ao fim do dia, quando chegar a casa, lá terei o maravilhoso curd de limão em pequenos frasquinhos - receita daqui.

4 comentários:

Ângela Sousa disse...

Oh que ótima atividade :)

anokas disse...

Parece uma boa actividade para fazer com os miúdos e mantê-los ocupados e curiosos! Deve ser giro vê-los a provar o limão :)

Lili disse...

é verdade! muito bom mesmo :)

Lili disse...

sem dúvida! é uma delícia! mais ainda porque podemos perceber efectivamente como se comportam na companhia de terceiros (diferentes dos do dia-a-dia) e como conseguem levar um actividade não-rotineira até ao fim, sem grandes confusões ;) a do limão, é fabulosa! é qualquer coisa assim: http://www.youtube.com/watch?v=5zReNzVUgMo